Blog

Quanto custa para licenciar uma marca?

29 de maio de 2023

Basicamente o custo para o licenciamento são os royalties que serão pagos pelos produtos vendidos que vão variar de acordo com a categoria de produto, canal de venda, entre outras informações.
Então eu só vou pagar royalties sobre aquilo que eu vendo?

Sim, porém existe aquilo que chamamos de Garantia Mínima, que é uma ANTECIPAÇÃO dos royalties projetados. E por isso muitas pessoas perguntam quanto custa para licenciar.

Então, para saciar a curiosidade e demonstrar como se faz o cálculo de um contrato de licenciamento, fazemos o seguinte:

Qual sua previsão de vendas do produto que pretende licenciar durante um ano?

Vamos imaginar que a resposta seja R$ 1.000.000,00. Partindo da premissa que os royalties são de 10%, o que você está falando para a marca que deseja licenciar é que você irá gerar R$ 100.000,00.

Desse valor projetado, a marca irá pedir uma parte desse valor de forma antecipada, que é a Garantia Mínima. Esse valor depende de marca pra marca, podendo variar de 30% a 100% do valor.

A partir dessa explicação, algumas pessoas já questionaram: Então vale a pena fazer uma projeção menor para para uma GM menor? 

Se sua projeção não fizer sentido de acordo com o mercado que atua e com a categoria de produto, o que a marca irá analisar é que você não tem capacidade para se tornar um parceiro licenciado.

Outros custos possíveis com o licenciamento:
> Uso obrigatório de selos holográficos em cada um dos produtos;
> Envio de amostras para aprovação dos produtos e ações de marketing
Assista o vídeo abaixo:


“Primeiro jogo da principal liga de futebol americano no país terá confronto entre as equipes Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, em setembro”   A proximidade da realização…

“Quando um cliente busca por um item licenciado, ele não está comprando apenas um produto, mas também um conceito”   Eu sou um confesso apaixonado por licenciamento de…

“Trata-se de um desafio crescente que afeta não apenas as receitas dos clubes e patrocinadores, mas também a autenticidade da marca e segurança do consumidor”   Segundo o…