Blog

Por que as marcas internacionais vêm para o mercado de licenciamento brasileiro?

20 de fevereiro de 2023

O licenciamento de marcas, como já é de conhecimento geral, consiste em um acordo comercial que autoriza a utilização de determinada marca registrada para a comercialização de um produto, serviço, ou até mesmo de peças de comunicação publicitária. Essa prática, cada vez mais, é tida como uma grande aliada do crescimento das vendas em inúmeras empresas. 

Neste sentido, o processo de licenciamento, quando realizado adequadamente e com um projeto bem estruturado, ajuda diretamente na criação e estabelecimento de identificação com o cliente final. Desta forma, é possível determinar mais facilmente um público-alvo, direcionando gastos de publicidade com maior precisão e assertividade.

São inúmeras as evidências desse crescimento exponencial de mercado. Dentre elas, inclui-se o um dado fornecido, em 2022, pela Global Licensing Industry Study  mencionando que, em 2021, apresentou receitas no varejo de aproximadamente 6 bilhões de dólares ou cerca de 30 bilhões de reais com a cotação atual  oriundos das marcas que praticam licenciamento, o que indica um crescimento de 12,3% em relação a 2020.

Por apresentar faturamento maior ano após ano, o mercado brasileiro de licenciamento tornou-se um caminho viável e extremamente proveitoso para marcas internacionais buscarem se estabelecer. Além do crescente volume de arrecadação, o Brasil possui enorme potencial de vendas e muitos nichos a serem explorados.

As marcas internacionais e a aptidão da Destra

Este contexto, somado às circunstâncias específicas apresentadas pelo mercado do Brasil, ajudam a atrair muitas marcas internacionais para fazerem negócios e marcarem suas digitais no país. Claro, não podemos deixar de fazer um recorte à população brasileira, que se orgulha de ter sua nação conhecida mundialmente como o país do futebol e consome o esporte das mais diversas maneiras.

Assim, o amor pelo esporte e pelo clube do coração se apresenta também no consumo, que abrange camisetas, blusas, objetos e acessórios de ligas ou clubes de futebol. Hoje em dia, além dos tradicionais times brasileiros, gigantes europeus enxergam no Brasil uma oportunidade única de ser parte dessa preferência de consumo.

Ciente disso, a Destra, que conta com cerca de 65 marcas em seu portfólio, trabalha de maneira especializada para viabilizar e gerir negócios de licenciamento de marcas, mercado que vem gradativamente se tornando maior e mais relevante, especialmente quando se trata do território nacional.

Clubes como Paris Saint Germain, Barcelona e Bayern de München buscam estender os seus alcances, de forma que possam estar presentes nas prateleiras e gôndolas Brasil afora, conquistando novos mercados, ampliando a relação com seu fã e ainda gerando  novas receitas.

E as marcas que buscam atuação no mercado brasileiro vão muito além do esporte. Atualmente, os comércios no Brasil contam com vários tipos de acessórios e itens ilustrando marcas licenciadas de filmes, séries e até cantores famosos em nível mundial.

Em resumo, essas figuras, que estão mais presentes nas lojas do Brasil, evidenciam não só o grande potencial do nosso mercado, como também apontam o desejo de marcas do mundo inteiro em atuar em nosso país para atender os anseios do seu fã, que é a parte mais importante do licenciamento de marcas.

Quer ficar por dentro das últimas notícias relacionadas ao mercado de licenciamento? Continue acompanhando a Destra


“Primeiro jogo da principal liga de futebol americano no país terá confronto entre as equipes Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, em setembro”   A proximidade da realização…

“Quando um cliente busca por um item licenciado, ele não está comprando apenas um produto, mas também um conceito”   Eu sou um confesso apaixonado por licenciamento de…

“Trata-se de um desafio crescente que afeta não apenas as receitas dos clubes e patrocinadores, mas também a autenticidade da marca e segurança do consumidor”   Segundo o…