A Feira conectou as principais empresas do segmento de licenciamento de marcas. Nos dias 28 e 29 de agosto de 2024, a cidade de São Paulo se transformou…
Você conhece a diferença entre licenciamento de marcas cobranded e unbranded?
9 de outubro de 2023
É importante entender a diferença entre essas duas formas de licenciamento porque elas podem afetar significativamente a visibilidade de seus produtos e serviços, não necessariamente impactando as vendas.
E ao entender melhor quais são os benefícios e as desvantagens de cada modelode licenciamento,você estará mais seguro ao optar por uma delas.
Se você está considerando usar licenciamentos para promover sua marca ou produto, aprender tudo sobre a diferença entre licenciamentos cobranded e unbranded vai ajudar muito.
O que é licenciamento cobranded?
O licenciamento cobranded é uma estratégia de marketing e branding visando o desenvolvimento de relações entre duas ou mais marcas.
É comum nesse negócio de licenciamento que uma marca já estabelecida use o reconhecimento da outra para vender produtos.
No Cobranded, figuram as duas marcas: indústria e a marca Licenciadora. É o caso da Havaianas, que na maioria das coleções trabalha com Havaianas + marca licenciadora. O tipo de Licenciamento depende muito dos interesses das partes e do tipo de negociação. No entanto, o negócio de licenciamento cobranded não se limita a isso.
É possível usá-lo para criar relações entre marcas de qualquer setor, como todos os tipos de produtos e serviços.
O que é licenciamento unbranded?
No Unbranded, o nome da Indústria do Licenciado não aparece. Só aparece no produto a marca Licenciadora. Por exemplo, os artigos Licenciados de festas da Mulher Maravilha na imagem acima são um exemplo. Aparece a marca, mas o nome da indústria aparece apenas nos dados obrigatórios da indústria, como uma etiqueta, por exemplo.
Esta estratégia é muito usada para vender produtos, principalmente, relacionados às celebridades, personagens ou marcas.
Outro exemplo de licenciamento unbranded é a venda de produtos com o personagem Mickey Mouse.
Neste caso, a marca não se associa a outra para aproveitar o seu reconhecimento. Ao invés disso, eles usam os direitos autorais da Disney para usar a imagem e o nome do personagem.
O negócio de licenciamento unbranded é uma estratégia de licenciamento muito usada no mercado de hoje. É uma ótima forma de as marcas usarem as imagens e nomes de personagens e celebridades para gerar visibilidade e lucratividade.
Como escolher entre os dois?
Fazer a escolha certa entre o negócio de licenciamento cobrandg e unbranded não é uma tarefa fácil. Para ajudar nessa importante decisão, aqui estão 5 dicas importantes para considerar.
- Entenda o que cada opção oferece;
- Estude o seu mercado e público-alvo;
- Analise as campanhas que sua equipe de marketing pode fazer;
- Avalie os custos de cada licenciamento;
- Considere os benefícios a longo prazo.
Se você estiver considerando contratar um licenciamento cobranded ou unbranded, siga essas 5 dicas e tome a decisão certa para sua empresa.
Veja os dois cases de licenciamento cobranded e unbranded.
Para saber mais como funciona, temos os dois cases de negócio, o primeiro é o projeto da Havaianas com os principais clubes da série A do Campeonato Brasileiro.
Perceba que as duas marcas aparecem no produto. Isso caracteriza um modelo cobranded, uma abordagem estratégica que aproveita a força das duas marcas.
Os modelos possuem imagens de momentos históricos de cada um dos nove times. A ideia é que o torcedor tenha o chinelo para completar o uniforme e torcer para o clube do coração com mais conforto.
Outro exemplo é o caso do Barcelona com as Sandálias Blue, destaque no setor de calçados do país, que anunciou uma parceria exclusiva com o FC Barcelona. https://www.mktesportivo.com/2023/08/blue-sandalias-anuncia-parceria-exclusiva-com-o-fc-barcelona-para-o-brasil/ Com sólida reputação na produção de sandálias de alta qualidade, a empresa tem a chancela de comercializar os chinelos oficiais do gigante espanhol em território brasileiro.
Como podem perceber os modelos das sandálias levam apenas a marca do clube espanhol, o que caracteriza um modelo de licenciamento Unbranded.
O Barcelona tem uma abordagem mais global, pois tem parcerias com empresas em todo o mundo.
O clube também tem uma série de empresas parceiras que produzem produtos oficiais do Barcelona, como roupas e acessórios.
Agora que você já entendeu como funcionam os dois cases de licenciamento Cobranded e Unbranded, que tal conhecer mais sobre esse assunto? Baixe nosso material gratuito e saiba tudo o que você precisa sobre licenciamento!
Você tem uma industria e deseja licenciar produtos?
Conheças as oportunidades no Destra Conecta:
QUERO CONHECERDeseja conversar com alguém da nossa equipe?
Falar via WhatsAppIntrodução Em fevereiro de 2022, entrou em vigor a mudança do recolhimento do INSS no Brasil, que tem como objetivo simplificar o processo de pagamento das contribuições…
A Escolar Office Brasil foi realizada dos dias 4 a 7 de agosto de 2024 e tivemos o prazer de comparecer. Um evento que reuniu os maiores lançamentos…