Blog

As Vantagens de Participar de uma Feira Internacional de Licenciamento

2 de agosto de 2023

Olá pessoal, como vocês estão? Hoje eu vou contar um pouco sobre a experiência incrível que tive nos três dias da Licensing Expo, uma das maiores feiras de licenciamento do mundo.

Para os apaixonados pelo mercado de licenciamento, como eu, participar dessa feira é como uma criança em um parque de diversões ou em uma loja de brinquedos, buscando o brinquedo perfeito. É simplesmente fascinante!

A  Licensing Expo reúne mais de 5 mil marcas em exposição e atrai mais de 10 mil visitantes. Os números são impressionantes! No entanto, ainda não tenho os números atualizados dessa edição, mas pude presenciar a grandeza do evento em uma reunião com a equipe responsável pelo licenciamento. Eles mencionaram que houve participação de empresas de 102 países. É algo surreal! No último ano, o recorde foi de 57 países, o que mostra o crescimento significativo do evento mesmo em tempos desafiadores após a pandemia.

Comparando com a edição anterior, percebi que havia muito mais pessoas nesta feira. Encontrar alguém e encontrá-lo novamente nos corredores era uma experiência comum no passado, porém, nesta edição, foi completamente diferente. É maravilhoso ver como a feira cresceu!

A  Licensing Expo celebra 40 anos de existência, com representação de empresas de 102 países. Além disso, ocorreram mais de 5.500 reuniões agendadas através de diversos canais, como WhatsApp e e-mail.

Um dado interessante é que 14% dos visitantes são do varejo. Isso é extremamente relevante, pois o varejo é onde nossos fãs e torcedores de clubes de futebol encontram os produtos licenciados. O aumento significativo da presença do varejo na feira demonstra o reconhecimento da importância desses produtos e das histórias por trás deles. Vender um produto licenciado não é apenas vender um produto comum, é vender uma história. Essa riqueza do licenciamento é a razão pela qual ele tem um valor 25% maior do que um produto não licenciado.

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco sobre a feira e tudo o que acontece no mercado de licenciamento, que só cresce a cada dia. Além da  Licensing Expo, existem outras feiras importantes, como as feiras da China e Londres. Temos também a nossa querida feira no Brasil, Licensing Con (https://licensingcon.com.br/) que acontece em agosto. Fica a dica para você comparecer a esses eventos e aproveitar as oportunidades incríveis do mercado de licenciamento.

Um abraço e até a próxima!


Estou empolgado para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência recente na Sports Licensing & Tailgate Show em Las Vegas. Se você é apaixonado por esportes, assim…

Ao navegar pela internet, é comum nos depararmos com imagens que são apresentadas como “royalty-free”, despertando a ideia de que podemos utilizá-las de qualquer maneira. Vamos explorar esse…

No mundo dos negócios, a estratégia certa pode ser a chave para o sucesso, e uma ferramenta poderosa que muitas indústrias têm utilizado de forma estratégica é o…