Blog

Como enfrentar a burocracia no licenciamento de marcas esportivas

28 de julho de 2023

“Em um ambiente sujeito a uma extensa regulamentação, colocar em prática estratégias eficazes requer conhecimento especializado e proatividade”


A burocracia, muitas vezes, pode se tornar um obstáculo significativo para geração de novos negócios em licenciamento de marcas. No mercado esportivo também é assim, acompanhando a metodologia do licenciamento de forma geral.

Entretanto, com a abordagem certa e estratégias adequadas, é possível minimizar os impactos da burocracia. Afinal, ao dominar esse aspecto do licenciamento de marcas, as empresas podem acelerar processos, evitar atrasos e garantir a conformidade legal, contribuindo para a construção de parcerias duradouras e vantajosas para todas as partes envolvidas.

O licenciamento de marcas esportivas é uma estratégia poderosa para expandir os negócios, criar parcerias lucrativas e fortalecer a presença junto a um público consumidor extremamente apaixonado e fiel. No entanto, o processo de licenciamento pode ser acompanhado de burocracia excessiva e determinados procedimentos, que podem se tornar verdadeiros obstáculos para empreendedores e empresas que desejam aproveitar ao máximo as oportunidades.

Costumo dizer que o licenciamento possui uma parte operacional que é chata, pois rouba um tempo importante que pode ser utilizado para estratégias e parte comercial, mas as regras servem para manter organização e uma relação saudável de utilização das marcas esportivas.

Enfrentar a burocracia no licenciamento de marcas requer uma abordagem estratégica e uma compreensão profunda dos requisitos legais estabelecidos em contrato e regulatórios. E por isso sempre recomendo assessoria de empresas e especialistas na área, que irão facilitar a jornada do início ao fim.

Neste artigo, busco apresentar algumas estratégias práticas para enfrentar a burocracia no licenciamento de marcas. Confira:

Conhecimento é a chave

Para que se possa enfrentar de maneira efetiva a burocracia no ramo de licenciamento de marcas esportivo, é de extrema importância que os envolvidos sigam todas as condições negociadas e alinhadas em contrato. Esse alinhamento é fundamental para que a relação seja a melhor possível entre as partes. Conhecer aquilo que está previsto e deve ser realizado é um passo importantíssimo para que ninguém deixe de cumprir suas obrigações.

Mas Bruno, o que isso quer dizer na prática?

Por exemplo, uma empresa licenciada não pode comercializar um produto antes da aprovação final da marca ou clube. É uma falta gravíssima.

Parceria com profissionais especializados

Contar com suporte e orientação de advogados e profissionais especializados em propriedade intelectual e licenciamento de marcas é uma estratégia altamente recomendada e vantajosa. Profissionais que possuem um amplo conhecimento das leis e regulamentações aplicáveis nesse campo auxiliam de forma eficiente no que tange às complexidades legais e burocráticas envolvidas no licenciamento de marcas. Por exemplo, parece básico, mas você sabia que para licenciar algo você, obrigatoriamente, precisa ter a propriedade registrada no INPI? Por exemplo, no caso do futebol temos a Lei Pelé que protege o nome e escudo dos clubes.

Além da assistência legal, outros profissionais que atuam no mercado de licenciamento são fundamentais para oferecer orientações personalizadas, analisar acordos de licenciamento e fornecer aconselhamento estratégico para maximizar os benefícios da parceria. Em suma, viabilizar parcerias com profissionais especializados em licenciamento de marcas é sempre um investimento valioso para enfrentar os desafios do setor.

Documentação completa e precisa

É essencial realizar uma preparação minuciosa da documentação necessária em qualquer processo de licenciamento de marcas esportivas. Além das questões burocráticas que envolvem qualquer empresa, em alguns casos as empresas licenciadas precisam de certificações específicas para poder avançar com os negócios.

Alguns exemplos de certificações é ABVTEX. As empresas precisam estar cientes e adequadas antes de qualquer tipo de avanço para tentar licenciar as marcas.

Concluindo, adotar uma abordagem estratégica e cuidadosamente planejada possibilita antecipar possíveis obstáculos que possam surgir durante o processo de licenciamento de marcas esportivas. Essa mentalidade proativa permite uma gestão mais eficaz das etapas envolvidas, maximizando as chances de sucesso. Licenciamento de marcas é um campo extremamente fértil para criação e projetos únicos, porém precisamos sempre ter em mente que existem pré-requisitos e regras que precisam ser cumpridas, focando na relação saudável entre as partes.


Estou empolgado para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência recente na Sports Licensing & Tailgate Show em Las Vegas. Se você é apaixonado por esportes, assim…

Ao navegar pela internet, é comum nos depararmos com imagens que são apresentadas como “royalty-free”, despertando a ideia de que podemos utilizá-las de qualquer maneira. Vamos explorar esse…

No mundo dos negócios, a estratégia certa pode ser a chave para o sucesso, e uma ferramenta poderosa que muitas indústrias têm utilizado de forma estratégica é o…