Blog

Como o controle de royalties pode melhorar seus negócios

25 de setembro de 2023

Bruno é gerente comercial de vendas numa famosa indústria de confecção em Minas Gerais. Especialista em estratégias para disseminar uma marca no mercado e fazer com que ela cresça e alcance sucesso, ele é apaixonado por sua profissão.

Ainda que ame o que faça, Bruno não deixa de cuidar daquilo que move a sua carreira e garante a sua sobrevivência: o dinheiro. Assim, cobra muito da sua equipe de vendas e está sempre em busca de métodos que auxiliem a empresa a vender mais e mais.

Ao pesquisar tendências do mercado atual e estudar formas de potencializar o comércio da sua empresa, Bruno descobriu que o controle de royalties é uma ótima forma de melhorar a gestão dos seus negócios em licenciamento de marcas.

Mas o que é esse controle? Do que se trata esse assunto? É isso que vamos discutir aqui hoje para que tanto você, quanto Bruno, aprendam essa ferramenta essencial para alavancar o seu negócio e potencializar suas vendas!

O que são royalties?

Como uma espécie de taxa cobrada por recursos, os royalties são direitos autorais sobre bens intelectuais, como músicas, livros, filmes e programas de computador, que são pagos quando esses bens são utilizados integral ou parcialmente.

Esses direitos são cobrados quando seus bens intelectuais são vendidos, distribuídos, licenciados ou reproduzidos por outras pessoas. Os royalties são uma forma de garantir que o autor receba uma compensação justa pelo uso de seus bens intelectuais.

Entendendo o papel dos royalties no mundo dos negócios

Em relação ao mundo dos negócios, os royalties têm um impacto extremamente positivo. Afinal, permitem com que empresas licenciadoras recebam pagamentos por trabalhos que foram feitos e que são usados por outras pessoas.

Da mesma forma, podem usar esses direitos também autorais para negociar licenças e contratos de publicação, o que pode aumentar ainda mais os lucros pela flexibilidade e aumento das oportunidades contratuais de um negócio.

A remuneração que os autores recebem por seus direitos autorais é essencial para que possam continuar produzindo conteúdo de qualidade para o mercado. Ainda, os royalties são ótimos para motivar a criação de conteúdo, visto o retorno financeiro gerado.

Benefícios do controle de royalties

Além de permitir o pagamento pelo uso de direitos, o controle de royalties também oferece vários outros benefícios para as empresas e os empreendedores, muito positivos para a sua gestão, planejamento e para o seu financeiro.

Primeiro, o controle de royalties fornece transparência e precisão na medição dos pagamentos devidos. Isso permite que os licenciadores e licenciados acompanhem o processo de licenciamento com mais precisão, conhecimento e eficiência.

Também facilita a criação de contratos de licenciamento mais eficazes. Isso porque os contratos de licenciamento podem ser configurados de acordo com as necessidades específicas da empresa, permitindo que definam os termos conforme seus interesses.

Por último, o controle de royalties também ajuda a aumentar a produtividade da empresa. Afinal, podem acompanhar e monitorar os pagamentos de royalties com maior precisão, o que torna mais fácil para gerir seus direitos de licenciamento de forma mais eficiente.

A ferramenta é um verdadeiro preventivo contra fraudes e problemas relacionados a direitos e deveres de uma empresa. Sendo assim, apostar na gestão e controle de royalties é essencial para a construção correta e assertiva do seu negócio!

Como implementar um sistema de controle de royalties no seu negócio?

Implementar um sistema de controle de royalties é uma forma de garantir que as empresas e os empreendedores tenham o melhor retorno possível do uso de suas propriedades intelectuais, como direitos autorais, marcas, patentes e outros.

Para isso, é importante que sejam tomadas medidas para gerenciar e monitorar o uso desses direitos, para que eles possam ser cobrados de maneira adequada.

Uma das principais formas de implementar um sistema de controle de royalties é a utilização de ferramentas de gestão de direitos autorais, que permitem acompanhar o uso de cada direito e aplicar regras para o seu pagamento.

Da mesma forma, permitem que o proprietário dos direitos tenha acesso a relatórios e informações sobre o uso dos direitos, para que possam ser tomadas decisões mais assertivas, tais como investimento em marketing, decisões sobre extensões de linha, entre outros.

Finalmente, explorar contratos de licenciamento é uma ótima forma de implementação, afinal, é onde os direitos autorais são licenciados para uso por outras empresas ou indivíduos.

Esses contratos de licenciamento devem especificar as regras de uso dos direitos, assim como as formas de pagamento, de modo a garantir que o proprietário dos direitos receba o pagamento adequado.

Destra Performa: a plataforma de gestão de licenciamento sob medida para seu negócio

Hoje você percebeu que melhorar um negócio requer o conhecimento de estratégias de mercado que vão atrair bons olhares para a sua empresa, enquadrar suas atividades de forma legal e ainda, trazer novos clientes e parceiros comerciais

Dentre as tendências do mercado e as formas de fazer isso acontecer de verdade, o controle de royalties aparece como um cuidado indispensável para garantir o respeito aos termos de uso de uma propriedade intelectual, principalmente para as equipes diretamente envolvidas nos programas de licenciamento.

Com experiência consolidada no licenciamento de marcas e gestão de negócios, a Destra surge como uma empresa focada em garantir a devida legalidade dos seus processos e proporcionar autoridade e autonomia da sua marca no mercado.

Você não precisa dominar todos os assuntos que envolvem a gestão do seu negócio. Com ajuda especializada, e com os profissionais certos, sua empresa terá excelentes resultados.

Acesse nossa plataforma para gestão de contratos de licenciamento agora mesmo e comece a transformar os rumos do seu negócio!


Estou empolgado para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência recente na Sports Licensing & Tailgate Show em Las Vegas. Se você é apaixonado por esportes, assim…

Ao navegar pela internet, é comum nos depararmos com imagens que são apresentadas como “royalty-free”, despertando a ideia de que podemos utilizá-las de qualquer maneira. Vamos explorar esse…

No mundo dos negócios, a estratégia certa pode ser a chave para o sucesso, e uma ferramenta poderosa que muitas indústrias têm utilizado de forma estratégica é o…