Blog

Quanto custa para licenciar uma marca?

29 de maio de 2023

Basicamente o custo para o licenciamento são os royalties que serão pagos pelos produtos vendidos que vão variar de acordo com a categoria de produto, canal de venda, entre outras informações.
Então eu só vou pagar royalties sobre aquilo que eu vendo?

Sim, porém existe aquilo que chamamos de Garantia Mínima, que é uma ANTECIPAÇÃO dos royalties projetados. E por isso muitas pessoas perguntam quanto custa para licenciar.

Então, para saciar a curiosidade e demonstrar como se faz o cálculo de um contrato de licenciamento, fazemos o seguinte:

Qual sua previsão de vendas do produto que pretende licenciar durante um ano?

Vamos imaginar que a resposta seja R$ 1.000.000,00. Partindo da premissa que os royalties são de 10%, o que você está falando para a marca que deseja licenciar é que você irá gerar R$ 100.000,00.

Desse valor projetado, a marca irá pedir uma parte desse valor de forma antecipada, que é a Garantia Mínima. Esse valor depende de marca pra marca, podendo variar de 30% a 100% do valor.

A partir dessa explicação, algumas pessoas já questionaram: Então vale a pena fazer uma projeção menor para para uma GM menor? 

Se sua projeção não fizer sentido de acordo com o mercado que atua e com a categoria de produto, o que a marca irá analisar é que você não tem capacidade para se tornar um parceiro licenciado.

Outros custos possíveis com o licenciamento:
> Uso obrigatório de selos holográficos em cada um dos produtos;
> Envio de amostras para aprovação dos produtos e ações de marketing
Assista o vídeo abaixo:


Estou empolgado para compartilhar com vocês um pouco da minha experiência recente na Sports Licensing & Tailgate Show em Las Vegas. Se você é apaixonado por esportes, assim…

Ao navegar pela internet, é comum nos depararmos com imagens que são apresentadas como “royalty-free”, despertando a ideia de que podemos utilizá-las de qualquer maneira. Vamos explorar esse…

No mundo dos negócios, a estratégia certa pode ser a chave para o sucesso, e uma ferramenta poderosa que muitas indústrias têm utilizado de forma estratégica é o…